2 de outubro de 2010

Shinning: Profunda Agonia


O Black Metal é um dos sub-géneros mais antigos do Metal e tem, um pouco por isso, sofrido durante a sua historia algumas transformações do ponto de vista musical. Transformações essas que se podem dividir em 3 grandes correntes.

A primeira vaga na década de 80 onde proliferaram nomes lendários como Venon (estes em termos musicais aproximavam-se mais do Heavy-Metal ou não estivessem eles ligados à NWOBHM, pelo que foi a vertente lírica da banda que a levou a ser conotada como Black Metal), Bathory e Celtic Frost. A segunda grande onda essencialmente focada no norte da Europa onde surgiram nomes como Samael, Darkthrone, Mayhem e Immortal. Até esta fase via-se um género fechado a si mesmo e pouco receptivo a grandes transformações.

Chega no final da década de 90 até presente década aquela que é considerada a terceira geração. Nesta fase já se vê bandas de Black Metal explorando e conjugando outras vertentes (inicialmente de uma forma mais tímida) além da sonoridade mais crua. Falo dos Cradle of Filth e Dimmu Borgir.

No entanto parece-me que no final desta década existe por parte das bandas ligadas a este sub-género ainda maior abertura. Abertura a sonoridades mais progressivas e melódicas, a composições mais complexas e menos directas. E até mesmo abertura a outras sonoridades além do Metal. Nomes como In Vain, Unexpect, o já aqui referidos Winterhorde são um bom exemplo disso.

Os suecos Shining são mais um brilhante exemplo desta nova vaga de bandas. Aliam ao Black Metal, sonoridades como o Death, o Progressivo e até um ligeiro toque Jazz. A música da banda é carregada de feeling, uma portentosa manifestação de sofrimento. A um ritmo predominantemente arrastado a banda surpreende com abruptas mudanças para ritmos frenéticos como se uma demonstração de raiva e desespero fossem.

A banda encontra-se presentemente a promover o seu mais recente trabalho pela Europa o "Shining VV - Fodd Forlorare".

Ligações:
http://www.myspace.com/shininghalmstad
http://www.facebook.com/shiningofficial


0 comentários:

Enviar um comentário