5 de outubro de 2010

Coaching Para Músicos

Como em todos os quadrantes socio-profissionais, o mundo da música é cada vez mais um meio mais exigente e competitivo. Por isso, não é de espantar o surgimento de actividades paralelas que visam ajudar os seus praticantes a buscar respostas mais capazes de fazer face às exigências que surgem  no decorrer da pratica desta actividade. O Coaching é uma dessas actividades.

Eduardo Almeida é um Coach freelancer certificado pela International School of Professional Coaching (ISPC) e do qual aproveitamos para divulgar o seu trabalho e também dar a conhecer melhor esta actividade:


"Chegou finalmente a Portugal um dos serviços mais aguardados pelos profissionais e amadores da Música: o Coaching para Músicos. Dirigido a bandas, executantes, DJ’s, produtores, compositores, letristas, maestros, técnicos /engenheiros de som, promotores, editores e todos os que de alguma forma vivem a Música apaixonadamente, o Coaching para Músicos assinala, em Portugal, o início de uma nova era para esta maravilhosa forma de arte! Amplamente usado nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Brasil com magníficos resultados, o Coaching para Músicos, usado agora pela primeira vez em Portugal, é uma importante ferramenta que inúmeros profissionais, semi-profissionais e amadores da área não dispensam para se superar e alcançar a excelência na sua paixão/carreira.

O que é o Coaching?

É um processo de desenvolvimento pessoal e profissional que visa maximizar as potencialidades das pessoas rumo à concretização dos seus objectivos, sonhos e metas. Para isso, o profissional de Coaching (Coach), que se rege por um exigente código de ética, usa metodologias e técnicas adequadas ao melhor desempenho possível do Cliente (Coachee).

Ou seja, Coaching não é psicoterapia, aconselhamento, consultoria, tratamento ou formação. Com efeito, o Coach não ensina, não dá respostas, conselhos ou orientações. É o próprio Cliente que descobre as respostas e as soluções. Assim, o Coachee é o responsável pelos resultados obtidos no processo de Coaching, como o é por tudo na sua vida.

Como funciona o Coaching? 

Durante as sessões, individuais ou grupais (no caso de bandas, orquestras ou coros) e sempre confidenciais, em que expõe a situação, o Cliente é levado pelo Coach a encontrar as respostas dentro de si próprio. Portanto, o profissional de Coaching não controla, antes influencia positivamente o Coachee na busca de soluções, induzindo-o à acção.

Numa sessão de Coaching típica, através das perguntas do Coach, o Cliente procurará definir o objectivo a atingir, analisando a situação actual e definindo a forma de atingir a situação desejada. Em seguida, estabelece-se um plano de acção, determinando o momento e a estratégia para o colocar em prática. Trata-se assim de assumir a responsabilidade da concretização de um objectivo numa atitude positiva e de evolução.

Em parceria com o Cliente auxiliamo-o a:

·        Tornar os seus projectos mais rentáveis, produtivos e conhecidos;
·        Planear / impulsionar a sua carreira;
·        Evoluir como pessoa e como profissional;
·        Ganhar mais auto-confiança no palco e fora dele;
·        Iniciar novos projectos;
·        Lidar com a família e amigos que não param de o encorajar a encontrar “um emprego a sério”
·        Destacar-se da concorrência;
·        Aperfeiçoar competências e descobrir outras;
·        Concretizar tarefas há muito adiadas;
·        Gerir melhor o tempo e cumprir prazos;
·        Adaptar-se melhor à vida na estrada;
·        Gerir o receio sobre o futuro da indústria musical;

Alguns benefícios do Coaching

Evolução pessoal e profissional; foco nas soluções, não nos problemas; conquista de melhores resultados a nível geral; definição de metas claras para a concretização de objectivos; ver uma situação sob diversas perspectivas, criando cenários alternativos; maior capacidade para tomar decisões e encontrar soluções, etc.

A missão

O ilimitado potencial humano é a nossa melhor ferramenta de trabalho. Auxiliar os nossos Clientes na realização dos seus objectivos, sonhos e metas é a nossa missão. Em parceria com o Cliente, co-criamos a sua realidade."

Para mais informação clique aqui.

Contacto: eduardo.almeida.coach@gmail.com

0 comentários:

Enviar um comentário