4 de outubro de 2010

Dico - Metal Sem Alma


As últimas bandas que, por insuspeito mérito, me deixaram imediatamente rendido à sua inegável qualidade e originalidade foram os nacionais Assacínicos e os Hyubris, há já alguns anos. Desde então (e muito antes disso também) que, tanto a nível nacional como internacional, não surgiu um único novo grupo que me tenha enchido as medidas.

É dramático ouvir bandas cujos músicos são tecnicamente perfeitos (ou quase), autores de registos áudio imaculados em termos de composição, sonoros e de produção mas incapazes de transmitir quaisquer emoções, mesmo ao vivo. É a técnica pela técnica, a polidez e o perfeccionismo exacerbados, em detrimento de uma sonoridade mais orgânica, espontânea, genuína e natural, que traduza o fluir da música a partir das entranhas.

Mesmo nos CD’s-compilação de revistas conceituadas como a “Terrorizer”, para dar um mero exemplo, a selecção de bandas é vergonhosa em 90% dos casos, reflectindo um cenário geral desolador, em que a esmagadora maioria dos grupos se limita a copiar-se mutuamente sem qualquer pudor, tendo já antes clonado os clássicos até à exaustão. Soam todos ao mesmo. Ouvimos uma dessas bandas e podemos considerar que ouvimos todas dentro do respectivo subgénero. Nada se perde.

Sem querer de forma alguma assumir o papel de saudosista retrógrado (até porque o não sou, ao contrário do que alguns julgarão), verifico que, à parte raras excepções, apenas os clássicos mantêm a capacidade de nos fazer ficar com “pele de galinha”. O contributo da grande maioria das bandas mais recentes (neste lote incluo grupos com até dez anos ou mais de formação) resume-se, tristemente, a dar ao público mais do mesmo, produzindo música chata, previsível e sem alma ou pingo de emoção. Nada justifica a sua existência, que poderia traduzir-se verbalmente num hipotético novo subgénero de música pesada, infelizmente transversal a todas as subáreas do Som Eterno: boring soulless metal. É pena que tenhamos chegado até aqui.

Dico

Dico inicia com este texto uma série de artigos em Crónicas do Som Eterno.

0 comentários:

Enviar um comentário