28 de outubro de 2010

Dark Wings Syndrome - Arcane


Ethereal Sound Works / 2010

Criados por iniativa de Barros Onyx os Dark Wings Syndrome (DWS) apresentam-se como uma bela surpresa no panorama nacional.

Conhecido pela sua passagem pelos The SynphOnyx, a sonoridade deste novo projecto de Barros Onyx herdou um pouco da faceta progressiva da extinta banda de Guimarães, no entanto ficar por essa comparação é no minimo redutor.

Longe de ter uma estrutura sinfónica que o som da antiga banda de Barros apresentava e que os seus sucessores naturais (Neonirico) com maior vigor exploram, DWS apresentam um som mais organico e dotado de maior peso.

Aparte de esta comparação que se compreende pelo passado do mentor deste projecto mais há para dizer sobre "Arcane". Este é um excelente trabalho de metal progressivo, uma obra que combina exemplarmente peso com melodia. Mas são muitos mais os motivos de interesse: a riqueza em termos da estrutura dos temas do álbum, os "deliciosos" riffs de guitarra, as "inebriantes" alterações de tempos e ritmos, as participações externas à banda que mais enriquecem a obra.

No fundo o que mais impressiona em "Arcane" é a enorme demonstração da capacidade criativa desta banda. Dark Wings Syndrome demonstram uma espantosa "maturidade" que lhes permitem ambicionar a explorar uma consideravel diversidade em termos músicais. E deste "pormenor" poucos são os que podem de se orgulhar.

Temas a destacar: "Hade (PT.1)", "My Cristal Cage" e "Unknown Pleasures".

Sons e informação sobre a banda em www.myspace.com/darkwingssyndrome

0 comentários:

Enviar um comentário