18 de junho de 2011

UHDN: Pacto musical

Utopian.Hope.Dystopian.Nihilism (UHDN) é um projecto a solo do multi-instrumentalista madeirense Élvio Rodrigues conhecido pelo percurso em Through Darkness.

Élvio lançou este ano um álbum de estreia auto-produzido intitulado por "Pact With Solitude". Para conhecer melhor este projecto e trabalho deixamos cá para audição uma conversa tida com Élvio e uma analise ao álbum:


Utopian.Hope.Dystopian.Nihilism - Pact With Solitude


Edição de Autor / 2011

Utopian.Hope.Dystopian.Nihilism foi criado pelo madeirense Élvio Rodrigues com o intuito de explorar as suas ideias por sua conta e risco uma vez que enquanto banda a sua experiência em Through Darkness se revelou infrutífera, não do ponto de vista musical mas na captação de elementos (talvez pela insularidade) para que permitissem o desenvolvimento do projecto.

"Pact With Solitude" resulta do acumular de ideias que vêm desde 2004. Talvez por isso, este é um registo com uma vertente muito pessoal e até introspectiva. Do ponto de vista musical extremamente é abrangente em termos de sonoridades e texturas desde as mais melódicas, com ambientes sonoros calmos, intimistas e cativantes, às mais extremas com violentas de Death e até Black Metal, passando por momentos musicais de linha progressiva. Aliás, um denominador comum em toda a obra é o dedilhar constante da guitarra de Élvio que sem entrar em grandes preciosismos técnicos consegue criar riffs penetrantes e contagiantes.

Utopian.Hope.Dystopian.Nihilism consegue pois uma estreia que promete pela ambivalência musical e tem muito a ganhar se conseguir granjear maior consistência em termos de composição especialmente no equilibro entre as diversas vertentes. Outro factor relevante, a produção "caseira" acaba por ser um pouco "castradora" em relação ao real potencial que esta obra tem. Pela riqueza musical este é um registo que ganharia bastante com uma produção mais cuidada.

Outro factor a rever é a agregação de vários temas como um só. Ao contrário que o tracklist indica este não é um registo de quatro faixas. Élvio decidiu juntar vários temas em apenas quatro tendo em conta a sua ligação conceptual. Esta é pois uma decisão que se aceita mas no entanto os temas ganhariam maior relevância se fossem separados resultando assim temas mais curtos e concisos em vez de temas demasiado longos.

Sons e informação adicional em: Myspace / Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário