25 de novembro de 2010

Waterland: Virtual Time


Edição de Autor / 2010


Surpresa em 2008, forte confirmação de valor em 2010. Referimo-nos aos Waterland que nos presentearam neste final de ano com o seu segundo trabalho, o excelente "Virtual Time".

Heavy/Power de cariz melódico e bom recorte técnico é a formula de Waterland. Uma formula que já tinha dado bons resultados no disco de estreia e que se apresenta agora em melhor nivel. Já o tinha afirmado na altura do disco homonimo da banda noutro espaço, os Waterland são uma pedrada no charco no panorama português e reafirmo de novo. São, acima de tudo, pelo seu som refrescante que marca a diferença em relação ao que se costuma fazer em Portugal no que respeita ao som de peso.

A banda de Miguel Gomes não cria essencialmente nada de novo. A sonoridade da banda é fortemente influenciada pelo Power Metal melódico europeu, isso é bem visivel. A banda "assume" com a sua música essa influência, mas faz-no com caracter e com inteligência. Apesar das referências a Helloween e Stratovarius serem aceites, a banda não se cola a nenhuma dessas bandas, tem uma identidade própria. Já a tinha em "Waterland" mas aparece mais vincada em "Virtual Time".

Melodias cativantes, riffs de guitarra vertiginosos sempre bem acompanhados pelos teclados e vocalizações harmoniosas são os pontos fortes de "Virtual Time". É neste último pormenor (vozes) que se nota maior evolução em relação ao trabalho anterior. A co-habitação das vozes de Bruno e Marco resulta extraordináriamente, sempre num timbre cuidado e sem os excessos que muitas vezes se encontram em trabalhos do género.

Além da evolução que se pode (e deve) apontar á banda, o acréscimo de qualidade de "Virtual Time" em relação ao trabalho anterior resulta da melhor produção deste novo disco.

Num disco recheado de excelentes músicas torna-se complicado escolher algumas, contudo destaco "Destiny II", ""Wait Forever", "Carry On", e a balada "You and I".

0 comentários:

Enviar um comentário