24 de março de 2011

Urban Tales - Loneliness Still Is The Friend


Compact Records / 2011

Normalmente o grande teste para as bandas não é no seu primeiro álbum mas sim no segundo. Ou o disco é muito bom e atesta a qualidade da banda ou desilude e deixa cair sobre a banda a dúvida de que um primeiro disco foi obra de um momento de inspiração sem corresponder ao real valor da banda. Os Urban Tales passaram com total distinção este teste, "Loneliness Still Is The Friend" não fica a perder em relação ao trabalho de estreia "Diary of a No".

Outro factor interessante, a banda podia "colar-se" ao trabalho de estreia e manter uma sequência identica, seria lógico. No entanto a banda decide arriscar algo mais, embora mantendo a mesma identidade demonstrada em "Diary of a No" este novo trabalho é mais audaz, mais rico.

"Loneliness Still Is The Friend" mantem os traços melódicos carateristicas na música de UT mas acrescenta maior agressivade resultando num registo mais directo e porque não dizer mais sincero.

Rock/Metal Gótico? Não é de todo desajustada esta conotação. Contudo existem bandas que qualquer conotação acaba por ser redutora. Urban Tales trancendem qualquer género ou sub-genero. Gótico deixa de ser a definição do som da banda para para passar o ponto de partida. Loneliness Still Is The Friend" é um excelente disco de música, de canções na sua concepção mais genuina. E este é um dos pontos fortes do álbum.

"Loneliness Still Is The Friend" é pois um excelente disco que vai criando maior empatia a cada audição até á rendição do ouvinte.

Temas mais fortes? Os singles escolhidos ("Stand Alone" e "Fly Away") foram uma boa opção, mas o disco vale pelo seu todo. E vale muito.

0 comentários:

Enviar um comentário