12 de novembro de 2009

Sobre

Este é um espaço que, mais do que informação e divulgação, serve como um tributo ao Metal.

Uma sonoridade que aprendi a amar desde a adolescência, numa altura em que era alvo de preconceito (hoje ainda o será mas não de forma tão intensa quanto anos atrás).

Uma sonoridade que vai ganhando algum respeito pelos mass media de alguns pais que não Portugal, mas também é uma sonoridade que tem perdido alguma da identidade que já teve.

O Metal hoje está mais próximo dos restantes géneros musicais, a industria discográfica em busca de novas tendências viu nesta sonoridade como um filão com muito por explorar. Exploração essa que tem de certa forma adulterado algumas características primárias do Hard'N'Heavy: a irreverência em não seguir tendências com vista a alcançar maiores vendas, o orgulho em manter-se fiel aos seus fãs.

Quantas vezes velhos fãs sentiram-se indignados com um ou outro registo musical mais comercial da sua banda? Hoje essas alterações no que respeita à orientação musical das bandas tornaram-se um lugar comum, apenas contestado por alguns adeptos mais conservadores.

O Metal, cujas origens remontam à década de 60, atingiu um nível de maturação que provavelmente muitas mentes iluminadas não acreditaria.

Como todo o crescimento, este trás consigo alguns aspectos que não me envaidecem como adepto do som eterno. Falo de atitudes sensacionalistas e ridículas (pensadas unicamente em fazer ajudar a vender e que pouco ou nada têm a ver com a música), falo de reuniões e separações em velocidades estonteantes e muito mais haveria a apontar.

Mas acima de tudo o que se possa apontar e reflectir, importa lembrar que o som de peso continua com enorme vitalidade, sempre em transformação, reinventando-se continuadamente.

Que este seja não só o meu espaço mas sim o de todos os afectos a um dos mais ricos géneros musicais, o Metal.

Manifestem-se: som.eterno@gmail.com

0 comentários: