28 de janeiro de 2010

In Vain: Sublime Complexidade


Se existem bandas cuja sonoridade é difícil de catalogar, In Vain é com certeza uma delas. A música destes noruegueses é detentora de uma riqueza de texturas, de variantes rítmicas e vocalizações espantosas. Ao som da banda podem-se colar tantas conotações como Black, Folk, Prog, Death, Doom e outras possíveis e imagináveis tal é a complexidade da sua musica.

In Vain iniciaram o seu percurso em 2003, sendo que em 2004 lançaram "Will The Sun Ever Rise" um Ep composto por 3 temas que causou surpresa pela musica atmosférica e agressiva. No ano seguinte lançam um novo Ep, "Wounds" que confirmou a banda como uma das maiores promessas do metal extremo.

Em 2007 lançam um trabalho que fica como o maior marco da curta história desta banda, o lançamento do álbum "The Latter Rain" em que contam com a participação de cerca de 20 convidados especiais, entre eles Jan K. Transeth (In The Woods), Kjetil Nordhus (Tristania, ex-Green Carnation, ex-Trail Of Tears). Este trabalho é fortemente aclamado pela critica especializada. Justamente, digo eu!

"The Latter Rain" é um álbum tremendo. Tremendo, pela complexidade técnica alternada com momentos de uma simplicidade espantosa, pela conjugação da extrema agressivade com uma melodia inebriante e pela intensa atmosfera conseguida.

No presente ano surge perante enorme expectativa "Mantra". Este novo álbum trata-se uma sequência lógica do seu antecessor embora me pareça ligeiramente distante da genialidade do álbum de estreia. Contudo, não deixa de ser uma obra de enorme qualidade.

Eis o primeiro video-clip retirado deste álbum, "Captivating Solitude":

IN VAIN [ Song: Captivating Solitude | Album: Mantra ]




In Vain | MySpace Music Videos


0 comentários:

Enviar um comentário